Você está em Principal > Artigos
> Relatos dos Mergulhos > Ilha Bela - Setembro 2008
Ilha Bela - Setembro 2008 Veja também!
Fotos desta operação


Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101


Retornamos ontem da nossa Segunda Operação Planeta Oceano em Ilhabela...e a Ilha continua cada vez mais bela... 

Desta vez as previsões eram animadoras, predomínio de sol durante todo o sábado... A única coisa que não estava prevista era a entrada de um forte vento pela manhã, que deixou o céu da Ilha escuro, e o mar agitado... Chegamos por volta das 8:30h na Colonial Diver, operadora responsável pela nossa saída, enquanto nossa turma preenchia suas fichas, procurei pelos responsáveis para conversar a respeito da segurança da operação, uma vez que o tempo não estava nada bom...entramos em um site confiável e lá obtivemos a informação de que o vento iria parar, e que o sol iria aparecer... Ok, mas confesso que só fiquei realmente tranqüilo após conversar com o Cap. Marquinhos (Macgaiver)... Afinal de contas, ninguém melhor do que ele para avaliar as condições de tempo... Ele passou muita confiança, e disse que em menos de 20min de navegação já teríamos sol e o vento iria acalmar, acabei de falar com ele e o sol já começou a aparecer... Pouco a pouco nossos mergulhadores e alguns acompanhantes foram embarcando...e o Netuno começava mais uma navegação com destino a Ilha de Búzios...local onde passamos todo o sábado !!! 

Durante a navegação o mar foi ficando calmo e tranqüilo, o vento parou por completo e, entre uma fruta e outra o cenário ia ficando cada vez mais belo, fazendo justiça ao nome da Ilha...Pouco a pouco o Netuno avançava rumo a ponta norte da Ilhabela... Logo após a passagem pela Praia do Jabaquara, no inicio da travessia rumo a Ilha de Búzios, ouve se um grito...

Baleia !!!!

Em instantes a proa do barco estava lotada, todos queriam ver a Baleia (aparentemente) de Bride, que passava nadando tranquilamente a nossa frente...soltando seus esguichos de água a cada subida para respirar, olhei para o Waltão e ele me disse: Hoje é o nosso dia !... E foi mesmo...  

Chegando a Ilha de Búzios atracamos o barco no Costão da Pedra Lisa, onde realizamos nosso primeiro mergulho, desta vez extremamente aproveitáveis... Caímos na água separados em Grupos, e um a um fomos descendo...devagar e com calma, tomando alguns cuidados referentes a orientação natural, afinal de contas, descemos sobre um parcel ao lado da Ilha...Visibilidade em torno dos 5m, profundidade máxima de 9m,  temperatura da água na casa dos 23ºC, um pouco de refluxo...e muita vida marinha a nossa espera !!! 

Após o mergulho, mais uma vez começou a “maratona alimentar” e a tripulação nos aguardava com sucos, refrigerantes, torta, coxinhas, risoles e sanduíches naturais... Além de doces e chocolates a vontade... Mas desta vez, tivemos uma surpresa, prepararam especialmente para nossa turma, empadas de camarão...deu fome só de lembrar... (Kelly, pode colocar no cardápio da próxima saída !!!) 

E como da ultima vez, a mordomia estava apenas começando... Deixamos o Costão da Pedra Lisa e atracamos o barco logo em frente, em um ponto de mergulho conhecido como Coroa de Búzios, que consiste em uma formação rochosa, afastada uns 200m da Ilha... Tal formação rochosa, aflora a superfície da água e forma realmente uma coroa de pedras, algumas ficam expostas até mesmo durante a maré cheia... Que lugar MARAVILHOSO... Mais uma vez atenção durante a descida, visibilidade em torno dos 7m, profundidade máxima de 15m, temperatura da água também em 23ºC. Sem refluxo e sem correnteza... As pessoas retornavam ao barco e não precisavam dizer uma só palavra...dava pra sentir a emoção e o contentamento, principalmente daqueles que nadaram lado a lado com uma tartaruga pela primeira vez, ou daqueles que deitaram na areia e ficaram frente a frente com uma arraia parcialmente enterrada... 

Avistamos durante os mergulhos: linguados de diversos tamanhos, porquinhos, peixes morcego, mirikites, moréias, vermes de fogo, frades na fase juvenil e adulto, corcorocas, salemas, peixes cofre, baiacu, ofiúros, garoupas e badejos, sargentinhos, falsos voadores, donzelinhas, tartarugas, arraias...Ufa !!! Foi mesmo de tirar o fôlego... 

Retornamos do segundo mergulho, e novamente a tripulação nos aguardava com cachorro quente, pizza...e para finalizar uma torta mousse de limão, é mole ?

Tudo isso além das frutas, doces, refrigerante e sucos que ficam a disposição durante todo o dia.

Novamente a operação da Colonial Diver foi espetacular... E mais uma vez, as meninas a bordo se deliciaram com os chuveiros de água doce e quente, e com as camas prontinhas para uma soneca após os mergulhos. 

Aproveito para agradecer a atitude dos “marmanjos” que ajudaram o pessoal da Colonial a recolherem os cilindros, certamente realizamos em 10min, um trabalho que poderia durar mais de meia hora... É isso ai pessoal, atitudes como essa que nos faz “Planeta Oceano”. 

Depois de um dia tão cheio, nada como um churrasco para contar as histórias, dar muitas risadas e finalizar um dia tão especial !!!  Nos reunimos na casa que foi alugada...e por lá ficamos até as 2:30hrs da manhã, de novo...comendo, bebendo e nos divertindo muito, sem a menor duvida foi mais um final de semana que entrará para a história de muita gente !!! (Paulo e Claudinha, valeu... foi um prazer tê-los com a gente durante a noite) 

Essa Ilha além de bela é encantada, não tem outra explicação... 

Muito obrigado mais uma vez a todos que participaram da nossa viagem, e a equipe da Colonial Diver, (Kelly, Ricardo, Patricia, Macgaiver, Gustavo, Ronei e Zé) que com muito profissionalismo e boa vontade conquistaram todos a bordo de novo !!! 

Em breve as fotos estarão disponíveis em nosso site, aguardem ! 

Grande abraço !