Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101
No ultimo sábado, realizamos mais uma saída com destino a Laje de Santos, e que saída...
As previsões de mar e vento acompanhadas durante toda a semana eram muito animadoras, na quinta feira soube pelo próprio Armando da Nautilus, que haviam saído para a Laje na quarta e a visibilidade estava em torno dos 20m, azul !!!
Desperta o relógio, e o coração bate mais forte...deixo a cama num pulo só, é a Laje...coisas que só a Laje pode fazer... A ansiedade é tanta que esqueço a chave do carro em casa, e quase me esqueço de passar para pegar o Ale...rs...
Chegamos em Santos e aquela paisagem maravilhosa...o sol nascendo forte e ao fundo a enorme bandeira brasileira, paradinha, no alto do mastro do Forte... Descarregamos na marina, e os mesmos procedimentos de sempre...equipamentos montados, Nitrox conferidos, motores ligados...e a navegação começa, com o lindo nascer do sol, e logo a marina vai ficando para trás !!!
Navegação mais que tranqüila, chegamos na Laje depois de mais ou menos 1:40h de navegação... Enquanto o barco era amarrado a poita, olhei para a água...e dava pra ver o fundo, do barco era possível enxergar as pedras e o areião, era o azul da Laje que estava de volta !!!
Mergulhamos eu, o Ale, o Ed, e o Fernandão, optamos por realizar o primeiro mergulho no Cabeço do Parcel das Âncoras... um pouco mais fundo, para preservar a profundidade menor do segundo mergulho...e devagar iniciamos o mergulho... Não demorou muito para a vida começar a aparecer, o espetáculo estava apenas começando... Uma explosão de cores e espécies diante dos nossos olhos, e a única coisa a fazer era observar e contemplar, peixes e mais peixes, cardumes enormes sobre o cabeço, vários nudibrânquios... A visibilidade diminuiu um pouco conforme a profundidade aumentava, e aos poucos a hora de voltar ia chegando, quer pelo tempo de fundo, ou pela quantidade de ar em nossos cilindros...e assim retornamos ao barco....
O segundo mergulho realizamos pelo Portinho, na direção do Naufrágio do Moréia... Ai sim, o azul se fez presente durante todo o mergulho, e o show continuou... Muita vida, muitos peixes... Me aproximei tanto de uma tartaruga que por instantes cheguei a pensar que ela não estava viva, engano meu...estava sim !
Que mergulho, que satisfação em estar ali, vendo aquilo tudo... E ainda vendo dois alunos formados pelo Grupo, mergulhando como verdadeiros veteranos...não dava vontade de voltar ao barco... Mas infelizmente essa hora sempre chega... Fazer a parada de segurança, olhando para baixo e ver os mergulhadores para lá e para cá, com tanta definição, chega a ser um prazer !!!
A água estava demais, visibilidade de mais ou menos 20m e temperatura em torno dos 21ºC sem presença de termoclinas !!!
Durante os mergulhos avistamos: Um cardume enorme de salemas, garoupas grandes e pequenas, caranhas, tartarugas, cirurgiões, nudibrânquios, marimbás, corcorocas, olhos-de-boi, enxadas, frades, cirurgiões, donzelas, pirajicas e bodiões fizeram a festa em nossos mergulhos... Muita variedade de vida marinha e muitos corais servindo de pano de fundo para tudo isso que avistamos !!!
Após todos estarem a bordo novamente... Voltamos de mais uma aventura na Laje de Santos... na “pedra encantada”.... Que, mesmo sem as mantas... Não deixa nada a desejar a outros grandes pontos de mergulho pelo Brasil e pelo mundo também !!!
Agora, é só se preparar para a próxima...com ou sem mantas, o espetáculo é sempre garantido !!!
Mas, como nem tudo são “flores”... Tem um desabafo que esta entalado na garganta... E, la vai ele...
Continua valendo a regra de não mergulhar com faca e luvas, com a desculpa de se preservar o meio ambiente... Afinal de contas, com as luvas, que nos protegem contra o frio, podemos nos apoiar nas pedras e tocar os animais com maior segurança...e com nossas facas, que nos servem como instrumentos de segurança, podemos atacar e matar peixes e demais animais debaixo d’água.
Ok, a proibição continua, e a falta de fiscalização também...
É muito fácil encontrar linhas, anzóis, chumbadas durante nossos mergulhos... Mais fácil ainda é encontrar mergulhadores despreparados batendo suas nadadeiras sobre os corais, e “correndo” atrás dos peixes na inútil tentativa de fotografá-los... Também encontramos um idiota, que ficava disparando seu “dive alert” feito um maluco, fazendo barulho e tentando chamar a atenção de seu grupo, que insistia em nadar cada um para um lado, bater suas nadadeiras contra as pedras, e demonstrar tanta falta de habilidade e aquacidade que pareciam um bando de palhaços se apresentando no circo.
É isso ai pessoal, vamos proibir as luvas e facas, e liberar os pescadores e os mergulhadores despreparados com suas nadadeiras “nervosas” !!!
Grande abraço a todos !
|