Você está em Principal > Artigos

Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101

Retornamos ontem de mais uma operação do Planeta Oceano em Angra dos Reis...

Depois de uma semana com muitas variações no tempo, mas sempre com previsões animadoras para o fim de semana... Chega a sexta-feira e ela amanhece com sol !!!

Chegamos em Angra, descarregamos o ônibus, carregamos o barco e iniciamos a travessia rumo a Ilha Grande, com a noticia de uma forte ressaca no dia anterior, o que poderia comprometer a aula de praia dos alunos do curso avançado... Chegando a Ilha Grande, a nossa maior surpresa, a ressaca tinha praticamente acabado... O dia começou a clarear e o sol aparecendo entre as nuvens...

Desta vez uma turma ficou na praia, realizando sua aula de mar, e o barco partiu rumo a Costão da Araçatiba, com a ressaca da sexta feira, a visibilidade ficou bastante prejudicada, raramente ultrapassando os 7m, com temperatura em torno dos 22ºC, mas abaixo dos 6m uma termoclina derrubava a temperatura para 19ºC... Os mergulhos foram realizados sem pressa, e por volta das 13:30h o barco retorna a pousada e a turma se junta novamente para o almoço.

Todos no píer as 17:30h e o barco inicia a navegação rumo a ponta do bananal, a continuava a mesma e a temperatura também...mas mesmo assim, muitos relatos sobre o mergulho !

Retornamos a pousada, e fechamos o dia com o bom e velho churrasco...regado a muitas histórias, brincadeiras, bolo de aniversário e surpresas emocionadas...

Domingo acordamos tomamos café e saímos com destino a Ponta da Longa... E a ressaca de sexta continuou a deixar lembranças...as condições da água não melhoraram... Decidimos ficar por ali pela falta de esperança em encontrar pontos melhores, e assim foi... Os alunos do curso Avançado realizaram (muito bem) os exercícios de Busca e Recuperação, e todos os mergulhadores fizeram seus mergulhos... Mas o momento mais emocionante do dia, foi quando deixamos o barco a deriva, e todos brindamos o encerramento das viagens de 2008, todos a bordo brindaram da melhor forma possível, no lugar onde nós mergulhadores gostamos de estar...no mar.

Novamente, contamos com a presença de falsos voadores, vermes de fogo, linguados, corcorocas, porquinhos de diversos tamanhos, peixes morcego, mirikites, moréias, frades na fase juvenil e adulto, bodiões coloridos, salemas, peixes cofre, trombetas enormes, baiacu, ofiúros, garoupas, esponjas, sargentinhos, donzelinhas...

Gostaríamos de agradecer a todos pela presença e pela colaboração durante a saída !!!

Aproveitamos para dar as boas vindas e os parabéns, aos mergulhadores do curso avançado Planeta Oceano...agora falta pouco !!!

Grande abraço a todos, e até a próxima !!!