Você está em Principal > Artigos
> Relatos dos Mergulhos > Angra dos Reis - Outubro 2008
Angra dos Reis - Outubro 2008 Veja também!
Fotos desta Operação
Fotos Sub desta Operaçào

Por André Gusson
Instrutor PDIC #15523
Instrutor IANTD #7101

Retornamos ontem de mais uma operação do Planeta Oceano em Angra dos Reis...

Depois de uma semana inteira de tempo frio, com previsões nem sempre animadoras...a sexta-feira amanhece com sol...e as previsões melhoram para Angra, sem a menor duvida, isso animou muito a todos !!!

Chegamos em Angra, descarregamos o ônibus, carregamos o barco e iniciamos a travessia rumo a Ilha Grande...e um lindo nascer do sol nos recepciona... Talvez, indicando que teríamos mais um final de semana daqueles !!! Apenas um vento forte de Nordeste insistia em deixar o mar um pouco ondulado, mas aos poucos ele foi perdendo força...e tudo ficou calmo novamente.

Como na ultima viagem, mudamos o ponto do nosso primeiro mergulho e partimos rumo ao Costão da Praia Vermelha... Acertamos de novo, a água estava muito clara, com visibilidade de aproximadamente 10m, temperatura de 22ºC, que nos rendeu ótimos mergulhos... muitos peixes, muita vida marinha nos aguardava, e novamente os golfinhos apareceram, passaram próximos ao barco, e pelo que vimos em seguida estavam caçando...mais um show da natureza bem pertinho do nosso barco !!!

Seguimos com os mergulhos sem pressa... Chegamos para o almoço as 14:00h, mais uma vez dava pra reparar na alegria e contentamento de todos... Almoçamos e descansamos para o mergulho noturno.

Todos no píer as 17:00h e o barco inicia a navegação rumo a ponta do bananal, a visibilidade estava boa, a temperatura da água também,  muitas cores iluminadas pelas lanternas, muitos relatos sobre o mergulho !

Retornamos a pousada, e fechamos o dia com o bom e velho churrasco...regado a muitas histórias e brincadeiras...

Domingo acordamos tomamos café e saímos com destino a Lagoa Verde... Mas o vento Nordeste do dia anterior já tinha feito seu estrago...a água estava escura, com pouco mais de 5m de visibilidade... Decidimos voltar e mergulhar na Ponta do Bananal, a visibilidade estava bem melhor, mas não igual a encontrada durante o mergulho noturno... Ficamos por lá mesmo, achamos melhor não arriscar outra mudança de ponto... Realizamos os mergulhos com visibilidade em torno dos 7m, e todos aproveitaram bastante seus mergulhos !!!

Mais uma vez, contamos com a presença de linguados, porquinhos de diversos tamanhos, peixes morcego, mirikites, polvos, moréias, vermes de fogo, frades na fase juvenil e adulto, bodiões coloridos, corcorocas, salemas, peixes cofre, trombetas, baiacu, ofiúros, cavalos marinho, garoupas, esponjas, sargentinhos, falsos voadores, donzelinhas...

Gostaríamos de agradecer a todos pela presença e pela colaboração durante a saída !!!

Aproveitamos para dar as boas vindas e os parabéns, aos mais novos mergulhadores credenciados do Planeta Oceano !!!

Grande abraço a todos, e até a próxima !!!